terça-feira, 9 de novembro de 2010

REFLEXÂO SOBRE A INTERDISCIPLINA DIDATICA,PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO EIXO VII


Ao planejar o professor deve se preocupar com vários elementos que são indispensáveis em um planejamento como: o tema escolhido , sendo do conhecimento dos alunos onde vai despertar mais o interesse , que tem como finalidade desenvolver de forma lúdica com significado para os alunos ou pelo grupo de alunos que irei desenvolver o plano de aula dentro da linguagem escrita, leitura e oral, buscando a globalidade entre eles, conversa, investigações, exercícios, por fim convertendo tudo isso em ponto de partida para conclusão do trabalho que foi estudado sobre a história, dentro da linguagem ao desenvolver as atividades englobando varias atividades de interpretação possibilitando portanto a socialização de experiências quanto à produção formal e não formal de palavras interagindo com o objeto de estudo no contexto com a sua realidade , para ajudar a desenvolver cada vez mais o gosto pela leitura de maneira lúdica e prazerosa entre os alunos.Onde um dia iram agradecer pelo trabalho que foi desenvolvido, contribuindo para sua formação nas series seguintes no desenvolvimento da linguagem escrita e falada em produções de textos,ditado, redação e na escrita de palavras e frases.Trabalhar com história infantil desperta a curiosidade dos alunos para saber mais sobre a história , aproximando os alunos dos livros de história desenvolvendo o habito pela leitura se realizada pelo menos uma vez na semana esta leitura na sala de aula,onde os alunos só tenham a ganhar com a atividade.Podendo trabalhar em outras áreas como:educação artística,estudos sociais, teatro , ciências e matemática,sendo um estudo globalizado,respeitando seu nível de conhecimento,de acordo com a sua realidade.
Para desenvolver meu trabalho em sala de aula com meus alunos para contemplar meus objetivos a serem alcançados , através das práticas pedagógicas e estratégias com base em elementos fundamentados de autores estudados nesta interdisciplina ,(IOLE TRINDADE)ajudando muito como aprimorar nosso plano de trabalho possibilitando ao professor realizar uma proposta pedagógica que contemple as necessidades do educando para a construção do conhecimento auxiliando na formação de um sujeito critico dentro do meio social no qual está inserido.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Maria Elisete,
tua postagem contempla aspectos relacionados ao planejamento.
Percebo que não citas a interdisciplina que te proporcionou esta reflexão, tampouco o texto lido ou atividade proposta sobre a temática abordada.
As ideias trazidas estão um pouco desconexas, confusas o que dificulta a interpretação/compreensão do leitor.

Teus parágrafos estão bastante extensos e trazem muita informação.
Inicias falando de aspectos que precisam ser considerados no planejamento, mas trazes ideias confusas quanto dizes que "Ao planejar o professor deve se preocupar com vários elementos que são indispensáveis em um planejamento como: o tema escolhido , sendo do conhecimento dos alunos onde vai despertar mais o interesse". O que queres dizer com esta afirmação? Como os alunos vão saber o vai despertar mais interesse?
Sabemos que nós professores, precisamos partir do interesse/curiosidade do aluno. A idéia não ficou muito clara.
Depois trazes outra afirmação:
por fim convertendo tudo isso em ponto de partida para conclusão do trabalho que foi estudado sobre a história.
Não consegui entender esta afirmação, "ponto de partida para a conclusão do trabalho que foi estudado sobre a história."
Mais abaixo falas que "Onde um dia iram agradecer pelo trabalho que foi desenvolvido". Quem iria agradecer? Os alunos ou os próximos professores que atuarão com a turma?
Maria Elisete,
te sugiro que inicies uma idéia e desenvolva-a com mais clareza. É essencial que haja entre uma idéia e outra certa coesão, e que haja conclusão de uma idéia antes que se passe a outra.
Abraços,
Seguimos conversando....