terça-feira, 19 de outubro de 2010

REFLEXÃO DO EIXO V SOBRE Psicologia da Vida Adulta
Conceitos da vida adulta da teoria de Humberto Maturana
Alguns pontos da teoria ajudam a pensar as relações entre os seres humanos no seu cotidiano, ou seja, na relação interpessoal. Uma das questões trazidas pelo autor é de que estamos implicados em todas nossas relações, nos aponta a importância de sermos seres ativos, nosso universo de convivência implicara em nossas vidas. O ser humano vai formando sua personalidade gradativamente aos poucos, como ser pensante que é racional (auto criação). Pois sendo assim fazendo parte desde mundo temos que saber conviver com todas as pessoas respeitando cada um, seu jeito de pensar, limitações enfim, ninguém consegue viver isoladamente uns dos outros, precisamos interagir com o mundo. É quando a criança ou indivíduo atinge o completo desenvolvimento e chega à idade adulta, expressando adequadamente suas funções intelectuais e emocionais de plena integração do sujeito ao grupo produtivo e reprodutor da nossa sociedade. Sendo que este jovem começa assumir compromisso como: cuidar da casa, cuidar de seus irmãos, isso tornando já um adulto em relação ao seu comportamento e atitudes que toma ao modo de vestir e ouvir música altas sendo essas mudanças positivas e significativas para seu desenvolvimento e relacionamentos importantes em sua vida adulta. Chegando ao estágio do desenvolvimento cognitivo no estágio operatório – formal relacionando entre si, enquanto que o agrupamento fornece uma teoria das relações entre a parte e o todo, insere conteúdos de dinâmica do pensamento interagindo com o outro e ao meio. Cabendo ao professor se colocar no lugar do educando para compreender e saber dar respostas a suas duvidas e verdades existentes em sua vida. Na educação é um processo que está constantemente em transformação de acordo com o avanço do individuo dentro da sociedade desenvolvendo a sua capacidade para haver a relação. Para que eu saiba usar as mudanças de atitudes e meu comportamento no trabalho, na família, com as pessoas e alunos no qual eu convivo no meu dia – a – dia, tendo a capacidade de saber compreender melhor as pessoas dentro da sociedade, na qual todos nós estamos inseridos, para haver um bom relacionamento uns com os outros e só assim seremos mais felizes. Não possui relação com o TCC porque meu trabalho é sobre “Como se evidencia a importância da literatura como um recurso pedagógico na educação infantil?”DIA DE POSTAGEM 19/10/2010


REFLEXÃO e ANALISE SOBRE PRATICA e ALFABETIZAÇÂO na Interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da psicologia II, do Eixo VI.
Prática e Alfabetização no processo de alfabetização das crianças em relação à leitura do mundo, ou seja, da comunidade em que vive no processo de construção da escrita e os saberes comunitários que traz o livro Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire (2000C, pg.10). Que diz: Talvez seja este o sentido exato de alfabetizar: aprender a escrever a vida, como autor e testemunha de sua história, isto é escrever a sua própria história. Mais estudos aprofundados sobre a alfabetização levaram a analisar para outros aspectos: social, moral e sobre a ação pedagógica em relação a pratica de sala de aula com os conteúdos escolares que se baseiam em outras fontes teóricas com as idéias de Jean Piaget que estudei no curso. Devemos planejar bem nosso planejamento para que nossos alunos não venham fracassar, depois cabe ao professor de ser o mediador da aprendizagem de seus alunos, para a formação de futuros cidadãos críticos e conscientes protagonistas do processo educativo que o professor percebera o que foi aprendido durante as experiências vividas no contexto escolar, social e moral. Quanto ao TCC este assunto não possui relação sobre os aspectos de que abordei aqui.
POSTAGEM DO dia 20/10/2010

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Maria Elisete,

apresentas nessas postagens, sobre os eixos 4 e 5, importantes contribuições das leituras sugeridas nos referidos eixos. Minha grande dúvida é sobre a total falta de conexão com o teu TCC, pois as relações entre as leituras e o trabalho de conclusão deveriam passar pela prática realizada no estágio, onde em alguma medida deveria ter relações. Deixando isso para pensares e focalizando no teu texto, fiquei me perguntando se a teoria de Maturana que ajuda a "pensar as relações entre os seres humanos no seu cotidiano", não pode ser pensada juntamente com a literatura infantil? A literatura não ajuda as crianças a pensarem suas relações, seus medos, suas dúvidas sobre o cotidiano?
Uma segunda questão: A disciplina de Alfabetização não tem nada a ver com literatura como recurso pedagógico? Afinal, a literatura é recurso pedagógico para que? Não se conecta nem com a ampliação do vocabulário das crianças?
Mais uma vez destaco que as relações não precisam se restringir a interdisciplina de Literatura Infanto-Juvenil, e nem estarem sendo diretamente usadas no teu TCC. Pense nisso, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie