domingo, 17 de outubro de 2010

EIXO IV_Interdisciplina Representação do Mundo Pelos Estudos Sociais-
“Intenções e Planejamento na disciplina de Estudos sociais”
O planejamento em estudos sociais, é igual em qualquer outra área de conhecimento, deve ser flexível, para incorporar, em seu processo, não apenas o imprevisto daquilo que pode ser encontrado no cotidiano de cada aluno, das perguntas que cada um elabora, das formulações diferenciadas daquilo que havíamos imaginado, já que a diversidade do funcionamento humano está implícita no processo. O planejamento deverá ser por princípio, flexível e aberto, porque deve incorporar a dinâmica sociocultural do processo histórico, da história presente, que mostra no dia-a-dia, com muitas informações duvidosas, levando os alunos a investigações das informações. À escola cabe dar conta de elaborar, de possibilitar uma leitura crítica, de tornar esse presente mais claro, de instrumentalizar progressivamente os alunos com recursos necessários para compreender e se posicionar diante dessa complexidade. Desde que o planejamento seja a partir das experiências e saberes dos alunos, relativos aos conceitos a serem trabalhados, para que se chegue a concretizar aquelas intenções. Para a compreensão de tempo e espaço, por exemplo, conceito básico nessa área é necessário programar diversas atividades, afim de que os alunos explicitem o que já sabem as hipóteses que formularam sobre o tema proposto, como opera com tais conceitos, através de entrevistas com pessoas mais velhas para obter informações, para que assim forneça respostas para a continuidade do trabalho para o planejamento de outras ações, dando avanços para outros desafios e problematizações. Sendo assim, considerando os conhecimentos prévios, compreender o pensamento dos alunos sobre as questões propostas em sala de aula.Não sei se tem relação com o trabalho TCC, só se em relação com os conceitos, porque no TCC também tem os conceitos ou as intenções de porque vou fazer o TCC. As outras postagens irei fazer esta semana sobre Literatura e Aprendizagem-eixo III-Vida Adulta-eixoV-Psicologia II-eixo VI- Maria Elisete Mesquita dia 17/10/2010

Um comentário:

Fabiana disse...

OLá Maria Elisete,
nesta postagem te referes a Interdisciplina de representação do Mundo pelos Estudos Sociais, desenvolvida no eixo IV.
Fazes uma reflexão quanto ao ensino dos Estudos Sociais, enfocando no planejamento, como ele deve ser feito para que este estudo se torne mais contextualizado com o cotidiano e realidade do aluno.
Penso que aqui nesta postagem poderias trazer evid~encias de tua prática pedagógica de sala de aula, ou até de alguma situação vivida em teu estágio.
Abraços,
Fabiana Leffa