terça-feira, 19 de outubro de 2010

REFLEXÃO DO EIXO III _ SOBRE A LITERATURA IFANTIL E APRENDIZAGEM
Acredito que através da literatura infantil podemos unir o entretimento, a imaginação, as comparações, o lúdico e o prazer. Por tanto, a literatura vem educar as sensibilidade, reunindo a beleza das palavras e das imagens, aproveitando a energia positiva e produtiva através das situações de enriquecimento nas ações de aprendizagens para a construção do conhecimento e aprendizagem daquilo que foi desenvolvido durante o projeto de estagio usando uma linguagem acessível de acordo com a realidade dos alunos em situações e ações de trocas de experiências nas roda de história contada e hora do conto, desenvolvendo a fantasia, criatividade de maneira lúdica, aproveitando todas as falas para redimensionar os conteúdos, relacionando a teoria e a prática. A arte de contar histórias – de o livro Alfabetizar e Letrar – Marlene Carvalho –(Cap. 9, p.88) Ouvir histórias é uma experiência agradável e proveitosa, sob diversos pontos de vista. Mesmo que eventualmente, alguma palavra ou frase não seja compreendida pela criança, o importante é que ela seja capaz de seguir o fio da história, que a leitura lhe dê prazer, que faça pensar, faça sonhar. Esta é a maior riqueza da literatura infantil. Podemos ainda hoje encontrar muitas pessoas que contam histórias. Ouvir uma história por alguém que já viveu bastante é sempre muito gostoso. Iremos ouvir várias vezes e vamos poder contar várias vezes, essas histórias para os alunos, relatar várias, muitas e muitas vezes em nosso dia-a-dia. Devemos preparar um momento lúdico para os alunos ouvir histórias com gosto e prazer quando se ouve uma boa história por alguém que sabe transmitir a mensagem fazendo fluir uma paz interior mexendo com os sentimentos e deixando-os sensibilizados com a história contada. Como diz: José Mauro Brant, Lá no fundo, bem lá no fundo da memória, existe vozes que contam história. É só fechar os olhos e lembrar, que quase podemos ouvir. Comigo é assim,há muitas vozes dentro de mim:voz da minha mãe, da minha avó,da babá,de uma professora de música que eu adorava...Meu Deus!Como é que cabem tantas vozes dentro da gente! Ah! Esta interdisciplina já esta me ajudando bastante para realizar meu TCC, porque traz muito texto, autores que já coloquei em meu trabalho do Tcc, fundamentando teoricamente além desta autora acima citada coloquei também o da Fanny Abramovich.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Maria Elisete,

muito poética essa postagem, sobre "as vozes dentro de ti"...Foi bom ter comentado antes as postagens posteriores, sobre Psicologia e Alfabetização, pois agora tenho mais elementos para questionar esta postagem. Quando tu falou em Alfabetização não fez qualquer conexão com o teu TCC e deixei algumas questões sobre isso. Aqui tu traz claramente o livro "Alfabetizar e Letrar, relacionado a arte de contar historias, bem como o fato de "[...] alguma palavra ou frase não [ser] compreendida pela criança" não impedir que as histórias tenham o seu valor. Se aqui tu reconheces isso, como não existe nenhuma relação entre alfabetização e o teu TCC?
Pense nisso e seguimos conversando...
Grande beijo e votos de um ótimo final de semana!
profa. Nádie